Friesian


O cavalo Frísio também conhecido como Frisão ou Friesian Horse é um cavalo de temperamento dócil, fisicamente robusto. 
Amplamente utilizados na Idade Média devido à sua força, porte, e ao mesmo tempo agilidade comuns aos cavalos leves, os ancetrais do Friesian eram capazes de levar um cavaleiro de armadura sem maiores dificuldades. Eram ainda, frequentemente entrecruzados com raças como o Árabe e o Andaluz e utilizados como cavalo de sela e de tração leve. Embora esta raça já tenha corrido o risco de extinção em mais de uma ocasião, a popularidade e o número desses cavalos estão atualmente em alta.
 A raça de cavalo Friesian é imediatamente reconhecida pela sua pelagem de cor negra, no entanto, a cor isoladamente não é a única característica distintiva desta raça. 
Os seus membros são relativamente curtos e fortes, apresentando um típico corpo compacto, musculoso, com a cauda baixa. A sua espessa e velumosa crina e a longa cauda, também são características típicas da raça.
O temperamento do Friesian é considerado suave e dócil. É um cavalo, vivo, ativo e enérgico.
Considerado um cavalo elegante e de grande presença, hoje em dia há dois tipos distintos no que diz respeito a conformação. O primeiro, conhecido como " barroco " é o que apresenta a construção mais robusta, enquanto o tipo " moderno ", considerado um cavalo esportivo é mais leve, de ossatura mais fina.
A partir da segunda metade do século 20, a demanda por exemplares da raça Friesian tem crescido muito, especialmente pelo tipo" moderno ", que é mais alto, ágil, de ossatura mais leve. Muitos criadores tem reproduzido, portanto, os dois tipos de cavalos frísios, tanto os chamados Frísios Puros, quando os entrecruzados com cavalos mais leves, resultado no Frísio tradicional e no chamado Friesian Sporthorse.


Comentários

Mensagens populares